Objetiva-se publicar biografias, histórias de vida e de batalhas relativas à Revolução de 1932. Caso saiba de algo, entre em contato. Para maiores informações envie mensagem à malusim53@yahoo.com.br.

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

O Movimento de 1887.






“O Movimento de 1887”, trata-se da publicação da conferência proferida pelo Dr. Tácito de Almeida em 20 de agosto de 1934 no Clube Atlético Bandeirante, dois anos após o termino da Revolução Constitucionalista de 1932.
Este trabalho realizado em conjunto dos Núcleos de Correspondência da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC – Itapetininga e Jaguariúna encontra-se publicado e disponibilizado nos links a seguir:




Este raro exemplar, que foi digitalizado, pertenceu a meu pai, Voluntário na Revolução de 32, Joaquim Norberto de Toledo Junior.


Tácito de Almeida nasceu em Campinas, SP no dia 14 de junho de 1889 e faleceu em São Paulo em 3 de setembro de 1940.
Foi o quarto filho de Estevam de Araújo Almeida e de Angelina de Andrade. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1920. Foi nomeado delegado de polícia de Rio Claro e posteriormente promotor público de Taubaté. Colaborou para a fundação da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, onde lecionou na cadeira de Ciências Políticas. Foi consultor jurídico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e do Instituto de Engenharia. Membro ativo do grupo realizador da Semana de Arte Moderna de 1922, e colaborador da revista Klaxon. Destacou-se na Revolução Constitucionalista de 1932, quando organizou o Batalhão de Defesa Paulista, tendo participado com bravura da célebre luta no setor de Cunha, juntamente com seu irmão, o poeta, jornalista e também advogado, Guilherme de Almeida, “príncipe dos poetas brasileiros". Um dos fundadores do Partido Democrático, dissidência do Partido Republicano Paulista. Dirigiu o Diário Nacional e presidiu a Liga de Defesa Paulista, após a Revolução de 1930. (Informações biográficas em pt.wikipedia.org).




Publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.

2 comentários:

  1. PARABÉNS MARIA HELENA PELA SUA VALIOSA COLABORAÇÃO NO INTUITO DE COLABORAÇÃO DA DIVULGAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA !

    ResponderExcluir