Objetiva-se publicar biografias, histórias de vida e de batalhas relativas à Revolução de 1932. Caso saiba de algo, entre em contato. Para maiores informações envie mensagem à malusim53@yahoo.com.br.

domingo, 20 de dezembro de 2015

O Espírito de Patriotismo dos Paulistas



O relato a seguir não trata da Revolução de 1932, mas sim sobre um fato que expressa o patriotismo natural que os paulistas participantes da Revolução Constitucionalista, carregavam em seus corações.
O evento, que ocorreu nas cidades de Piracicaba e São Pedro, SP, foi protagonizado pelos voluntários sãopedrenses, ex-combatentes da Revolução Constitucionalista, Joaquim Norberto de Toledo Junior e Geraldo Pinto de Toledo, respectivamente pai e tio da autora do relato.
Em 1964 ocorreu no país a convocação da população para realizar a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”. Os Srs. Joaquim Norberto e Geraldo, paulistas de coração e alma, não podiam ficar calados ante tal proposta. Articularam, então, uma Marcha em São Pedro, em data coincidente à que seria realizada em Piracicaba. Nesta última cidade, a Marcha foi realizada pela manhã com grande número de participantes. Em São Pedro, a Marcha foi programada para o período da tarde e foi organizada com entrosamento de vários segmentos da sociedade sãopedrense. Participaram dessa Marcha, os moradores da cidade, as escolas, com destaque para o Colégio José Abílio de Paula com sua fanfarra, todos os sãopedrenses ex-combatentes da Revolução de 32 e seus familiares e a fanfarra do Tiro de Guerra de Piracicaba, com o apoio da Prefeitura, dos Vereadores e do Deputado Federal Cunha Bueno.
E assim, com grande sucesso, foi realizada em São Pedro a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”.
As fotografias que seguem são de autoria do fotógrafo Geraldo Pinto de Toledo e pertencem ao arquivo particular da família.




Em São Pedro, SP.




Em primeiro plano à esquerda Sra. Ondina Mendes Parreira, voluntária pela Cruz Vermelha, Sra. Aparecida Gravena Aguiar, esposa do voluntário Sr. Sebastião de Azevedo Aguiar que aparece na fila posterior com o capacete na mão, ao lado dele, Sr. Bragaia, voluntário em seguida, meu pai, Joaquim Norberto de Toledo Junior, voluntário.





Segurando a placa MMDC, meu irmão Joaquim Norberto de Toledo Neto, com a Bandeira Brasileira, João Paulo Mendes Parreira, filho da Sra. Ondina, estou ao lado. Com a faixa dos ex-combatentes, à esquerda, João Francisco de Aguiar, filho do Sr. Sebastião A. Aguiar e Laudemir,filho de ex-combatente em seguida, com a Bandeira Paulista, meu irmão, José Joaquim Silva de Toledo.




Os irmãos, com capacetes, à esquerda Geraldo Pinto de Toledo e Joaquim Norberto de Toledo Junior.








Em Piracicaba, SP.


















Telegrama enviado pelo Deputado Federal Cunha Bueno.





Observação.

Marcha da Família com Deus pela Liberdade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


A Marcha da Família com Deus pela Liberdade foi o nome comum de uma série de manifestações públicas organizadas por setores conservadores da sociedade brasileira em resposta ao comício realizado no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964, durante o qual o presidente João Goulart anunciou seu programa de reformas de base. Congregou meio milhão de pessoas em repúdio ao Presidente João Goulart e ao regime comunista vigente em outros países.
A primeira dessas manifestações ocorreu em São Paulo, a 19 de março, no dia de São José, padroeiro da família. Articulada pelo deputado Antônio Sílvio da Cunha Bueno juntamente com o padre irlandês Patrick Peyton, nascido no Condado de Mayo, Irlanda, em 9 de janeiro de 1909, fundador do Movimento da Cruzada do Rosário pela Família e ex-capelão estadunidense, com o apoio do governador Ademar de Barros, que se fez representar no trabalho de convocação por sua mulher, Leonor Mendes de Barros, organizada pela União Cívica Feminina e pela Campanha da Mulher pela Democracia, patrocinadas pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais, o IPES.


Fonte.





 Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário