Objetiva-se publicar biografias, histórias de vida e de batalhas relativas à Revolução de 1932. Caso saiba de algo, entre em contato. Para maiores informações envie mensagem à malusim53@yahoo.com.br.

domingo, 19 de julho de 2015

Relíquias sobre Revolução de 1932.



Hoje, (18/07/2015), em visita à Exposição de Carros Antigos  em Jaguariúna, adquiri, em uma barraca de antiguidades, uma edição especial de um LP (disco de vinil), “REVOLUÇÃO DE 32  - UMA VISÃO ATRAVÉS DA MÚSICA POPULAR”, realização de uma parceria entre Fundação Roberto Marinho e SESC São Paulo e a fabricação de Tapecar Gravações S/A em 1982.

Possui um encarte interno com diversas informações sobre a Revolução de 1932, letras das músicas e mais trechos de discursos pronunciados por João Neves da Fontoura, na Rádio Sociedade Record, em agosto de 1932, pelo Professor José de Alcântara Machado, na Rádio Sociedade Record (P.R.A.R.) em 11 de agosto de 1932 (Data comemorativa dos cursos jurídicos)  e por Dom Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, na Rádio Sociedade Record (P.R.A.R.), em 07 de setembro de 1932.






Frente da capa do LP de vinil.





Verso da capa do LP.






Encarte interno do LP.














Selo central do LP.







A seguir a transcrição de um texto impresso na capa do LP:

“Não há grande povo que não cultive a memória dos momentos mais expressivos da sua História. Essa valorização do passado não se confunde com passadismo. Não se trata de olhar para trás, como postura intelectual sistemática, mas de, relembrando o passado e tirando dele as lições que encerra, manter sempre viva a continuidade histórica, a sequência dos acontecimentos que se encadeiam e que dão seu pleno significado ao presente e ao futuro.
Nem só compêndios de história se encontra o registro do que um povo viveu e fez. Outras fontes existem, não menos importantes, e este disco é uma delas. A Revolução de 32, embora militarmente derrotada, foi uma página belíssima que marcou a vocação democrática dos paulistas. Esse espírito merece ser preservado e nos orgulhamos de, com este disco, oferecer a todos os brasileiros a nossa contribuição.”
“José Papa Júnior.
Presidente da Federação e Centro do Comércio do Estado de São Paulo e dos Conselhos Regionais do SESC e do SENAC.”



Outra aquisição importante foi uma plaqueta de carro, comemorativa, em metal, fabricada pelo DETRAN de São Paulo, no ano do cinquentenário da Revolução Constitucionalista de 1932.









Editado e Publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.

  

5 comentários:

  1. Bom dia ótima aquisição, gostaria de saber o valor de uma plaqueta idêntica a essa, e caso tenha interesse de venda. Obrigado um ótimo dia a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Sr. Caio. Desculpe a demora. Adquiri em uma "feira" em uma exposição de carros antigos um pequeno valor. Não tenho interesse em vender. Abraços

      Excluir