Objetiva-se publicar biografias, histórias de vida e de batalhas relativas à Revolução de 1932. Caso saiba de algo, entre em contato. Para maiores informações envie mensagem à malusim53@yahoo.com.br.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Nota de falecimento.



Faleceu hoje (04/05/2015) o Veterano da Revolução Constitucionalista de 1932, Tenente PM Nelson de Paula Mendes, na cidade de Cruzeiro, SP.

O Núcleo de Correspondência “Trincheiras Paulistas de 32 de Jaguariúna” se solidariza com a família do Sr. Nelson de Paula Mendes e presta uma homenagem ao Herói de 32.

“Salve os heróis de "32"
das falanges paulistas
que ao vosso lábaro das treze listas
deste o sangue, a vida, o amor!
Bravos soldados, titãs gigantes,
honrastes nossa História;
vosso São Paulo cobristes de glória,
que netos sois de Bandeirantes.”


(Trecho do Hino ao Soldado Constitucionalista de 32 – Autores: Benedito Cleto, Tenente J. Ribeiro e Sargento Domingues).






                                                             Fot. A.C.Aristides



Nelson de Paula Mendes, brasileiro, nascido a 24 de agosto de 1912 na cidade de Cachoeira Paulista, SP, filho de Ignácio Mendes de Freitas e da Sra. Anna de Paula Senne.

Ingressou na carreira militar, em 20 de abril de 1932, como soldado voluntário da Polícia Militar do estado de São Paulo para participar da Revolução de 1932, com apenas 20 anos de idade.
Lutou bravamente por seu estado, nas cidades de Queluz, Piquete e Cruzeiro, na divisa de São Paulo e Minas Gerais no Túnel, marco da revolução.
 Casou-se e teve 6 filhos, hoje é viúvo e avô de 4 netos.
 Em 04 de fevereiro de 1937, foi a 1º Cabo, logo em seguida, em março, a 2º Cabo, passando em 1939 a 3º Sargento, em 1959 a Sub - Tenente e finalmente, reformou-se do serviço público da Polícia Militar como 2º Tenente, em 01 de dezembro de 1943.
Em 1989, foi condecorado pelo governador Exmo. Sr. Orestes Quércia, com a Medalha Valor Militar, em prata como reconhecimento aos bons, leais e constantes serviços prestados.
Elogiado por muitos e querido por todos, Sr. Nelson de Paula Mendes, completaria neste ano de 2015, 103 anos. 



 NELSON DE PAULA MENDES, ex – combatente da Revolução Constitucionalista de 1932, foi homenageado com a Medalha Constitucionalista, em uma solenidade realizada, em 26 de julho de 2014, na cidade de Cruzeiro com a presença do Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, Cel. Mario Fonseca Ventura, o Comandante do Exército Constitucionalista, William Mascarenhas Worth e o Sr. Antônio Carlos Aristides, Fotografo, Associado e Companheiro de Armas da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC.
Participaram deste evento histórico autoridades e personalidades de várias cidades, representantes das Policia Militar de São Paulo e de Minas Gerais, e também estiveram presentes os DD. Prefeitos das cidades de Cruzeiro, Ilmo. Sr. Rafic Zake Simão e de Passa Quatro, MG, Ilmo. Sr. Paulo Brito. Esta solenidade contou também com representantes da imprensa falada, escrita e televisiva.




                                                                                            Fot. A.C.Aristides


Momento em que o Tenente PM Nelson de Paula Mendes foi 
condecorado com a
 Medalha Constitucionalista.


                                                                                            Fot. A.C.Aristides







                                  Palavras do Veterano Nelson de Paula Mendes
                                  Por Antonio Carlos Aristides





Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário