Objetiva-se publicar biografias, histórias de vida e de batalhas relativas à Revolução de 1932. Caso saiba de algo, entre em contato. Para maiores informações envie mensagem à malusim53@yahoo.com.br.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Comemoração do Jubileu de Prata do Movimento Constitucionalista em São Carlos.




Publicação em jornal de São Paulo, notícia sobre as comemorações do 9 de julho na cidade de São Carlos, em 19 de julho de 1957.
 

 
Transcrição do texto:
São Carlos, (Dep. A Gazeta) - “Conforme foi noticiado pela A Gazeta, a cidade de São Carlos comemorou, com grande brilhantismo, o jubileu de prata do Movimento Constitucionalista de 1932.
As fotografias que hoje publicamos dizem bem alto o que foram essas comemorações cívicas, que lembram a grande e nobre luta de São Paulo pelo restabelecimento do regime da lei e da ordem, luta na qual São Carlos tomou, desde o começo, ao lado de todas as cidades paulistas, o primeiro lugar nas linhas de frente e em todos os demais trabalhos da Revolução. Nas fotos vemos o desfile e as urnas contendo os despojos dos quatro voluntários são-carlenses tombados Alípio Benedito, Modesto Santana, Benedito Ferreira da Silva e Luiz Roehrer, conduzidos por antigos combatentes; celebração da missa campal, na frente da Catedral, pelo respectivo cura Mons. José Ribeiro de Aquino Pereira; a genitora de Modesto Santana entre senhoras sãocarlenses; a absolvição aos despojos dada por Mons. José de Aquino Pereira; a inumação das urnas dos voluntários no monumento erguido na praça dos Voluntários; chamada dos mortos, pelo ex-combatente Antonio Carrá, o Prof. Edu Faria Doria e Dr. Olney Borges Pinto de Souza quando falavam sobre a magna data paulista, e grupo de ex-combatentes tirado em frente ao Monumento aos Voluntários. (Fotos Ceneviva)”.
 
Arquivo particular.
Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.
 

2 comentários:

  1. Meus parabéns à nossa presidente MARIA HELENA TOLEDO SILVEIRA MELO ao lembrar o JUBILEU DE PRATA da Revolução Constitucionalista de 32, justamente no ano em que estamos comemorando os 80 Anos da Constituição de 1934, a vitória moral daquele Movimento. Vale lembrar também que a Sociedade Veteranos de 32-MMDC comemora em 2014 o seu JUBILEU DE DIAMANTE (foi fundada em 7 de julho de 1954).

    ResponderExcluir
  2. Prezado Cel. Mario Fonseca Ventura.
    Agradeço as sua amáveis palavras e reitero meu firme propósito de continuar com nossos objetivos e ideais constitucionalistas.
    Um respeitoso abraço.
    Maria Helena de Toledo Silveira Melo

    ResponderExcluir