Objetiva-se publicar biografias, histórias de vida e de batalhas relativas à Revolução de 1932. Caso saiba de algo, entre em contato. Para maiores informações envie mensagem à malusim53@yahoo.com.br.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Outro Voluntário da Revolução de 1932 nascido em Jaguariúna.


Valdomiro Chiavegato era filho do Sr. Augusto Chiavegato e da Sra. Agda  Cavallini Chiavegato e nasceu em Vila Jaguary em 1905. Eram seus irmãos: Reinaldo, Alfredo, Adolfo, Mario, Antônio Carlos, Ilde, Carmela, Augusta, Regina, Silvia e Lucila José.

Conforme informações de sua irmã, Sra. Lucila José, Valdomiro alistou-se por Mogi Mirim, não sabendo qual batalhão.

O Sr. Valdomiro Chiavegato fazia parte de família pioneira em Jaguariúna que chegou à Vila Jaguary em 23 de dezembro de 1872 e instalou sua residência em Tanquinho, hoje Bairro Tanquinho.

O Sr. Augusto Chiavegato, pai do Sr. Valdomiro possuía um armazém em uma rua central da Vila Jaguary o qual foi totalmente saqueado e destruído pelas forças ditatoriais.  Por precaução e também por temer por seus filhos menores foi obrigado a partir para Campinas na tentativa de proteger sua família.

Mais tarde, após a cessação das hostilidades, o Sr. Augusto retornou à Vila Jaguary e iniciou a recuperação de seu armazém junto com seu filho Valdomiro que havia retornado da revolução perfeitamente bem. Uma das funções do Sr. Valdomiro era fazer entregas com o caminhão da família nas redondezas e em uma destas viagens uma fatalidade veio a ocorrer e o Sr. Valdomiro nunca mais retornou à Vila deixando uma tristeza imensa na família. Mesmo com todas as buscas possíveis nunca mais encontraram ou souberam de seu paradeiro.
 
 
 
 

Sr. Augusto Chiavegato e Sra. Agda Cavallini Chiavegato estão ao centro, sentados; em pé, logo atrás de seus pais, o Sr. Valdomiro Chiavegato. Os outros são seus irmãos.
 
 

Informações e fotografia fornecidas pela Sra. Lucila José Chiavegato Pessorrusso, irmã do Sr. Valdomiro e que tem hoje 86 anos. Ela é comerciante e continua morando em Jaguariúna.
 
 
                                                                                                         M.H.T.S.Melo
 
Sra. Lucila José Chiavegato Pessorrusso.
 
 
 
 
Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.

3 comentários:

  1. Como foi bom "descobrir" essa página! Aliás, nâo fui eu quem descobrí e sim, minha filha: Camila Nazario Cannon... filha de Celio Pinto Nazario ( in memorian ) que, por sua vez era filho de Iride Chiavegato Nazario, irmâ de Valdomiro Chiavegato.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Ana Maria Ana.
    Agradeço pela visita ao meu blog.
    Fico feliz que além do resgate das histórias e fatos sobre a Revolução de 32 também há a possibilidade de reencontrar familiares.
    Saudações Cordiais.
    Maria Helena de Toledo Silveira Melo.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Maria Helena de Toledo Silveira Melo!
    Fico grata pela descoberta e creia-me, essas fotos causaram muita alegria, além da surprêsa, a mim e à minha filha Camila.

    Saudaçôes!

    ResponderExcluir