Objetiva-se publicar biografias, histórias de vida e de batalhas relativas à Revolução de 1932. Caso saiba de algo, entre em contato. Para maiores informações envie mensagem à malusim53@yahoo.com.br.

domingo, 2 de setembro de 2012

Encontrado outro Voluntário de Jaguariúna: Sr. ALFREDO DE SOUZA

 
 
ALFREDO DE SOUZA nasceu no distrito de Jaguary, atual Jaguariúna, em 24 de abril de 1914, filho do senhor José de Souza e senhora Alzira de Campos Souza. Casou-se em 1939 com a senhora Mariana Bodini de Souza e tiveram quatro filhos, Doraci de Souza e Silva, José Amâncio de Souza, Isael de Souza e Francisco de Assis Souza também conhecido como Kiko.
O Sr. Alfredo iniciou sua vida profissional aos 14 anos, quando ingressou na Cia. Mogiana, como auxiliar de linha no trecho da estação Guanabara em Campinas até a estação de Jaguary. Mais adiante, transferiu-se para a função de artífice de linha, como carpinteiro, continuando até aposentar-se nesta profissão.
Contou-me o senhor Alfredo, que assim que eclodiu a Revolução, ele começou a lutar por si mesmo, mas depois resolveu  alistar-se como voluntário.Contando 18 anos, foi para a cidade de Amparo e alistou-se no Batalhão 23 de Maio, donde seguiu, em trem blindado, para Minas Gerais passando por Mogi Mirim e Itapira.  Lutou com valentia e bravura. Foi ferido por um projétil que acertou o seu braço, próximo ao ombro, mas mesmo assim não abandonou o campo de batalha. Mesmo ferido, continuou lutando até o final, quando houve o armistício.
Retornou para Jaguary e sentindo-se incomodado com o braço que foi ferido, procurou um farmacêutico que examinando-o descobriu um corpo estranho, um pouco abaixo de seu cotovelo. Passou então por um especialista para retirar aquilo que o incomodava. Quando o médico retirou o corpo estranho de seu braço puderam ver que era o projétil que o havia atingido durante a batalha, que além de “caminhar” por seu braço também estava azinhavrado.
Posteriormente o senhor Alfredo alistou-se no 6º Regimento de Infantaria em Caçapava, onde serviu, de 1936 a 1937, na 1ªCia. de Fuzileiros, na 1ª linha de frente do 1º Batalhão  saindo na 1ª categoria.
 

Sr. Alfredo e um colega do quartel.
 
 
 
 
O senhor Alfredo teve destacada participação na institucionalização de Jaguariúna como município, exercendo as funções de Subdelegado de Polícia e de Comissário de Menores.  Também foi Vereador, como suplente, na legislatura de 1963 a 1966 e como titular, em dois mandatos, de 1967 a 1972.
 
 
Declaração de participação na Revolução Constitucionalista de 1932.
 
 
 
Documentos do Sr. Alfredo.
 
 
Nos dias de hoje, com 98 anos, o senhor Alfredo continua morando em Jaguariúna junto com sua família.
 
Entrevista em 28 de agosto de 2012.
 
 
 
Agradecimentos
Ao Sr. Isael de Souza e seu filho Alfredo Neto que forneceram fotos e documentos sobre o Sr. Alfredo de Souza e ao Sr. Tomaz de Aquino Pires que informou sobre a participação do Sr. Alfredo na Revolução Constitucionalista de 1932.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário