Objetiva-se publicar biografias, histórias de vida e de batalhas relativas à Revolução de 1932. Caso saiba de algo, entre em contato. Para maiores informações envie mensagem à malusim53@yahoo.com.br.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Alfredo Guedes - Voluntário Jaguariúna -2



Família Guedes

Acervo coletado pela Comunità Italiana de Jaguariúna

A família Guedes ,que foi proprietária da Fazenda da Barra ,em Jaguariúna, teve a sua origem, no Brasil, entre os seus primeiros habitantes, com descendência de João Ramalho, Cacique Tibiriçá e ramos bandeirantes. O sobrenome Guedes, surge na família, com o nascimento de Bernardo Guedes Barreto, filho do Capitão Francisco Barreto Leme do Prado, fundador de Campinas, natural de Taubaté, casado em 1730 com Rosa Maria de Gusmão.
Bernardo Guedes Barreto deu origem à Fazenda da Barra, propriedade herdada por seu filho Vicente Guedes Barreto, residente em Mogi Mirim.
O coronel José Guedes de Souza, filho e herdeiro de Vicente Guedes Barreto, é o primeiro alternar a residência entre as casas na cidade e uma de suas propriedades rurais, a Fazenda da Barra.
Em 1887 o coronel José Guedes de Souza, morando em São Paulo, é agraciado com o título de barão de Pirapitinguy.
Nesta época a Fazenda da Barra já havia sido herdada pelo seu filho ,o coronel José Alves Guedes ,casado com Siomara Penteado .Eram seus filhos :Maria Guedes Falavigna ,Carolina Guedes de Abreu,José Alves Guedes Filho,Alfredo Guedes,Mário Guedes,Mathilde Penteado Guedes de Moraes,Olívia Penteado Guedes de Assis e Isabel Penteado Guedes.
Além do coronel José Alves Guedes, com destaque político em Mogi Mirim ,o Barão de Pirapitinguy teve dois outros filhos de destaques político e cultural à sua época.
Foram eles :Alfredo Guedes , advogado, deputado estadual, Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo e Olívia Guedes Penteado madrinha do Movimento Modernista no Brasil.
O último Guedes a residir na Fazenda da Barra foi um dos filhos do coronel José Alves Guedes, Alfredo Guedes. foi voluntário de Jaguariúna,na Revolução Constitucionalista de 1932, alistado em São Paulo, junto ao Regimento de Cavalaria do Rio Pardo,levando para os campos de batalha seus próprios cavalos.
Alfredo Guedes foi casado com Ilva Astini Guedes, nascida em Jaguariúna .Tiveram uma filha:- Ana Matilde Guedes Zagaroli, que em sua juventude muito frequentou Jaguariúna, tendo até hoje fortes laços afetivos e de amizade na cidade.

texto:Ricardo Guedes Zagaroli.

coleção completah

Nenhum comentário:

Postar um comentário